CaçaPesca&Convívio

Zonas de Caça Associativa- Soluções para a crise

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Zonas de Caça Associativa- Soluções para a crise

Mensagem por João Gil em Dom 26 Ago - 14:18:30

Boas companheiros

Como é do nosso conhecimento imensas zonas de caça associativas estão em risco de fechar, em grande parte devido á escassez de receitas...todos os anos imensos caçadores deixam de caçar e estando inseridos em associativas, são menos receitas que entram...Que soluções é que acham que poderiam ser tomadas, para que estas consigam dar a volta á crise... scratch

João Gil
Administrador
Administrador

Re: Zonas de Caça Associativa- Soluções para a crise

Mensagem por luis_barrocas em Dom 26 Ago - 20:21:38

para mim só a uma baixem a jóia e cotas anuais e respeitasse como gestores a seria e não viverem a custa de quem trabalha se todas os responsáveis fossem como alguns que eu conheço isto ia para a frente mas com o governo a roubar como anda estamos todos lixados...

luis_barrocas
Membro Juvenil
Membro Juvenil

Mensagem por Americo Luis em Sex 19 Out - 11:43:36

No meu entender para além da crise, o grande problema é a inesistência de caça.

Sendo a grande culpa na caça menor a doença no coelho bravo, que praticamente

limpou tudo em muitas zonas do nosso Pais.

A má Gestão também tem culpas no cartório.

Americo Luis
Membro Juvenil
Membro Juvenil

Mensagem por AHMota em Sex 19 Out - 12:03:47

Americo Luis escreveu:No meu entender para além da crise, o grande problema é a inesistência de caça.

...não esquecer confrade Americo que, os caçadores alguma responsabilidade tambem têem nesta questão que é pertinente.

AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagem por Americo Luis em Sex 19 Out - 13:12:11

AHM escreveu:
Americo Luis escreveu:No meu entender para além da crise, o grande problema é a inesistência de caça.

...não esquecer confrade Americo que, os caçadores alguma responsabilidade tambem têem nesta questão que é pertinente.

Hora bém amigo Mota como sempre em boa forma[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Americo Luis
Membro Juvenil
Membro Juvenil

Mensagem por xina 1979 em Sex 19 Out - 14:04:44

Bem pessoal, eu nesta matéria sou um pouco leigo, mas aqui vai.

Julgo que se realmente as Jóias fossem mais baratas, talvez conseguissem mais associados para a zca em questão.
Para além disso, julgo que deveriam ser feitos contratos de arrendamento com os propriatarios das terres em que os mesmo tivessem a obrigação de cuidar dos terrenos, ou seja, não podiam deixar de cultivar as terras, temos muitas ZCA em que se não forem os gestores a gastar dinheiro em alimentação para a caça, nada há para comerem.
Outra opção para crair receita poderia ser a de criarem enventos, " tipo largadas, almoços convivio,etc " em altura de não caça,em que o dinheiro revertesse a favor da associativa.

E como já foi referido anteriormente, que os associados tivessem o bom senso de cumprir com as regras da associativa no que a quantidade de peças que podem matar por dia de caça, pois muitos querem é matar,matar e matar, e esquecem-se dos limites diarios.

Não sei se resultaria ou não mas são algumas ideias para tentar ajudar Rolling Eyes

Um abraço

xina 1979
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagem por AHMota em Sex 19 Out - 15:26:43

xina 1979 escreveu:Bem pessoal, eu nesta matéria sou um pouco leigo, mas aqui vai.

Julgo que se realmente as Jóias fossem mais baratas, talvez conseguissem mais associados para a zca em questão.
Para além disso, julgo que deveriam ser feitos contratos de arrendamento com os propriatarios das terres em que os mesmo tivessem a obrigação de cuidar dos terrenos, ou seja, não podiam deixar de cultivar as terras, temos muitas ZCA em que se não forem os gestores a gastar dinheiro em alimentação para a caça, nada há para comerem.
Outra opção para crair receita poderia ser a de criarem enventos, " tipo largadas, almoços convivio,etc " em altura de não caça,em que o dinheiro revertesse a favor da associativa.

E como já foi referido anteriormente, que os associados tivessem o bom senso de cumprir com as regras da associativa no que a quantidade de peças que podem matar por dia de caça, pois muitos querem é matar,matar e matar, e esquecem-se dos limites diarios.

Não sei se resultaria ou não mas são algumas ideias para tentar ajudar Rolling Eyes

Um abraço

Estas ideias e outras, amigo Hugo, bem conjuvugadas claro que muito se melhoraria a gestão das ZCs, mas repare que quando alguem começa por aí e, numa prespectiva de melhorar, logo vêem os que nada fazem dizer que os dividendos tirados são em proveito proprio, é meio caminho andado para cortar pernas aos bem itencionados.
NB: não sei bem se percebem o alcance que pretendo com estas minhas palavras.scratch

AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagem por xina 1979 em Sex 19 Out - 15:47:15

Compreendo que seja dificil amigo Mota, mas em tudo na vida é mesmo assim, nunca se consegue agradar a todos.

Nestes casos e sendo eles aprovados em assembleia, não há porquê não fazerk, e é para isso que no fim se fazem as contas.

É ai que se vê para onde e como foi gasto o dinheiro, e como se sabe para realizar estes e outros eventos, há custos, ou seja, nem tudo é lucro como muita gente pensa.

Mas como lhe disse, eu sou um leigo nesta matéria,temos por cá muita gente com muito mais conhecimentos na matéria.

Um abraço

xina 1979
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagem por AHMota em Sex 19 Out - 16:03:58

Amigo Hugo.
Existe muito deconfiança infundada no sector, há que prestar provas daquilo que se afirma e claro que depois das coisas clarificadas, vai demorar tempo é um facto, é fazer a tal triagem entre os que querem uma razoavel organização e os outros que pretendem que a coisa ande ao Deus dará, por aqui nunca será bom pressagio para aquilo que nos diz respeito, aliás eu nunca vi nada resultar num bem para todos sem haver uma minima organização.
Abraço.

AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagem por João Gil em Sex 19 Out - 18:19:39

Muito bem Hugo...era uma excelente ideia...não era dificil de ser concretizavel, mas com certas mentalidades...scratch

João Gil
Administrador
Administrador

Mensagem por L.Agostinho em Sex 19 Out - 22:30:40

Enquanto ´´nós ´´(não são todos ,80% )caçadores não mudarmos de mentalidade ,

e não fizermos mais pela caça , não saimos da ´´cepa torta´´,temos de olhar

mais para os nossos Hermanos Espanhois . Se houver caça toda a gente paga

com gosto , e tudo corre bem .

Um bom desafio para o outro tópico , de gerir uma ZC ...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

L.Agostinho
Administrador
Administrador

Mensagem por zambujal em Ter 20 Nov - 22:58:55

quanto a mim a ma gestao e a principal razao da malta disistir ----nao havendo caça a malta desiste ---na minha z c a ---a direçao na ultima assembleia teve saldo positivo 30000euros ---mas metade dessa verba e investida em caça ---coelhos e perdizes ---pra aguentar a malta e que e certo e que daqui da zona e a unica que nao mete ninguem nao residente ---tem 35 o maximo permitido ----pelos estatutos --

zambujal
Membro Experiente
Membro Experiente

Mensagem por @cruz em Qua 21 Nov - 9:21:35

zambujal escreveu:quanto a mim a ma gestao e a principal razao da malta disistir ----nao havendo caça a malta desiste ---na minha z c a ---a direçao na ultima assembleia teve saldo positivo 30000euros ---mas metade dessa verba e investida em caça ---coelhos e perdizes ---pra aguentar a malta e que e certo e que daqui da zona e a unica que nao mete ninguem nao residente ---tem 35 o maximo permitido ----pelos estatutos --

Ó amigo zambujal, a sua ZCA teve (este ano) um saldo positivo de 30 000 Euros... Ou tem um saldo positivo de 30 000 Euros, transportado de anos transatos?

Cump.

@cruz
Membro Juvenil
Membro Juvenil

Mensagem por zambujal em Qua 21 Nov - 12:01:00

amigo tem um valor acumulado ---de 30000mil euros ---a assembleia e so em abril o saldo atual nao sei ----todos os anos largam sempre 600 coelhos e 1200 perdizes ----e fazer as contas ---20 euros cada coelho e 12euros cada perdiz --o dinheiro da cotada pra gerir bem a z c a so pessoal nao residente sao perto de 15 mil euros ano -----havendo caça a sempre caçadores pra entrar ---

zambujal
Membro Experiente
Membro Experiente

Mensagem por AHMota em Qua 21 Nov - 12:20:16

Amigo Cruz, como vê contas simples de fazer e ex. para os demais, assim é que é gerir a caça no nosso País, estou aprendendo. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: